
Já deve ter ouvido falar tantas vezes sobre o plano de negócios e a sua importância, contudo pode muitas vezes questionar-se se, este será mesmo importante e em que fase de vida da empresa é que o devemos fazer.
A verdade é que este pode e deve ser feito no início da criação da empresa, no entanto, como ninguém consegue prever verdadeiramente o futuro o mesmo ao longo da vida da empresa poderá ter de sofrer alterações. Quer por decisões de investimentos, mudanças estruturais da organização entre outros.
O plano irá permitir-nos estruturar o negócio. Este contempla diversas informações como por exemplo: concorrência, análise do setor, segmentação de clientes, visão, missão, proposta de valor, análise estratégica, previsões financeiras entre outros pontos que poderão ser essenciais para o desenvolvimento do negócio.
Posto isto, é possível enumerar diversas razões para se ter um plano de negócios, no entanto iremos falar daquelas que são as mais importantes:
As 10 razões mais importantes para fazer um plano de negócios:
1 – Orientar o negócio à medida que o mesmo evolui: Um plano de negócios pode ser visto como um GPS do negócio. Guia-o através de cada etapa do desenvolvimento da empresa. Ajuda a estruturar, gerir, e fazer crescer o negócio. É uma forma de pensar e detalhar todos os elementos-chave do crescimento e funcionamento do negócio.
2- Ajudar a atingir os objetivos e metas estipulados: Um bom plano de negócios ajuda-o a recuar e a pensar objetivamente sobre os objetivos do negócio e ajuda na tomada de decisão à medida que avança. O plano de negócios deve estabelecer claramente os marcos de longo prazo que são mais importantes para o sucesso do negócio.
3 – Captação de investidores, parceiros, financiamento: O plano de negócio ajuda a obter financiamento ou trazer novos investidores e parceiros. Um plano de negócios é a base para propostas de financiamento. Este responde às perguntas dos investidores, tais como: Existe a necessidade deste produto/serviço? Quais são as projeções financeiras? Qual é a estratégia de saída da empresa? Os parceiros também querem ver um plano de negócios, a fim de determinar se vale a pena fazer uma parceria com o seu negócio. Estabelecer parcerias requer frequentemente tempo e capital, e as empresas serão mais propensas a associar-se ao seu negócio se conseguirem ler uma explicação detalhada do mesmo.
4 – Compreender a concorrência: A criação do plano de negócios obriga a analisar a concorrência. Todas as empresas têm concorrência, sob a forma de concorrentes diretos ou indiretos, e é fundamental compreender as vantagens competitivas da sua empresa.
5 – Compreender o público-alvo: Uma análise aprofundada do cliente é essencial para um plano de negócios eficaz e para um negócio de sucesso. Compreender os seus clientes não só permite criar melhores produtos e serviços para eles, como também permite alcançá-los de forma mais rentável através de publicidade e promoções.
6 – Avaliar a viabilidade financeira: O processo do plano de negócios envolve a pesquisa do mercado-alvo, bem como do cenário competitivo, e serve como um estudo de viabilidade para o sucesso do negócio.
7 – Determinar o modelo de receitas e de despesas: O plano de negócios irá ajudar na definição do modelo de receitas e despesas, ou seja, o que vender/oferecer ao cliente e a que preços e quais as minhas necessidades financeiras, que gastos tenho para o meu negócio funcionar.
8 – Conhecer realmente o mercado: Quais são as tendências mais importantes na indústria? Quais são as maiores ameaças? O mercado está a crescer ou a encolher? Qual é a dimensão do mercado-alvo do produto/serviço?
9 – Análise do sucesso do negócio: Um plano de negócios formal permite comparar resultados operacionais reais versus o próprio plano de negócios. Desta forma, permite ver claramente se os objetivos estratégicos, financeiros e operacionais foram atingidos.
10 – Reposicionar o negócio para lidar com eventuais mudanças: Por exemplo, durante condições económicas difíceis, se os modelos atuais de vendas e operacionais não funcionarem, pode-se reescrever o plano de negócios para definir, tentar, e validar novas ideias e estratégias.
Estas são as 10 principais razões para elaborar um plano de negócios. Este será um guia que o irá orientar no percurso traçado para a empresa.
Fontes:
- https://www.waveapps.com/blog/importance-of-a-business-plan
- https://www.sba.gov/blog/5-reasons-you-need-business-plan
- https://www.growthink.com/content/20-reasons-why-you-need-business-plan
- https://pt.linkedin.com/pulse/5-motivos-para-fazer-um-plano-de-neg%C3%B3cios-jaqueline-garcia
Webinar: Os custos da má liderança
Não perca a oportunidade de participar no novo Webinar desenvolvido pela Macro Consulting.
O Webinar: Os custos da má liderança, irá ajudá-lo a encontrar lacunas na sua postura enquanto líder e consequentemente alcançar o sucesso.
Neste segundo evento da temática liderança, vamos explicar-lhe as consequências que uma má liderança poderá trazer para a sua organização.
Não se esqueça de preencher o formulário para garantir a sua vaga no nosso webinar!
Artigos recomendados
O Alquimista de Paulo Coelho
Quantas vezes nos perdemos à procura de algo para nos sentirmos realizados, apenas para descobrir que a verdadeira riqueza estava em nós o tempo todo? Em “O Alquimista”, o escritor Paulo Coelho conta a história de Santiago, um pastor de ovelhas humilde da Andaluzia, que procura um tesouro no Egito. Ele aprende muito sobre como…
Os Líderes comem por último de Simon Sinek
“Os Líderes Comem por Último” é um livro escrito por Simon Sinek que oferece uma perspetiva fascinante sobre o mundo da liderança e como os verdadeiros líderes colocam o bem-estar de suas equipas em primeiro lugar. Simon Sinek é um renomado autor, palestrante e consultor organizacional, conhecido pelas suas teorias inovadoras sobre liderança e motivação.…
Como implementar mudanças culturais nas empresas?
Num mundo empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas precisam de se adaptar constantemente para se manterem relevantes e alcançarem o sucesso a longo prazo. No entanto, muitas vezes, as mudanças necessárias vão além de simples estratégias ou processos; envolvem transformações culturais profundas. Implementar mudanças culturais nas empresas pode ser um desafio complexo,…